Respostas para 5 de suas maiores dúvidas sobre antivírus

By

Está confuso com as informações conflitantes sobre como controlar sua segurança na Internet? Está em dúvida sobre a diferença entre todos os diferentes programas antivírus? Está se perguntando se você deve investir numa versão paga – ou mesmo se deve perder tempo e baixar um antivírus? Não entre em pânico! Estamos aqui para responder suas maiores dúvidas sobre antivírus.

Como sei qual antivírus devo baixar?

Nem todos os programas antivírus são criados iguais. As opções no mercado variam desde sistemas muito básicos, projetados para capturar vírus, malware, cavalos de troia comuns e afins, até pacotes completos de segurança na Internet, com firewalls pessoais, ferramentas antiphishing e antispam, proteção bancária e de pagamento e dezenas de outros acessórios.

Alguns desses programas funcionam apenas em dispositivos Windows. Alguns funcionam em Windows e Android. Alguns também oferecem proteção em Macs e iOS. É importante ter uma ideia clara do programa que você está obtendo.

Isto significa que você não precisa se contentar com uma solução de antivírus ou de segurança que não faça exatamente o que você precisa que ela faça.

Você tem um monte de dispositivos diferentes que precisam de proteção? Escolha um fornecedor de antivírus que ofereça assinaturas para vários dispositivos com gerenciamento remoto dos dispositivos. Está preocupado com a segurança dos seus filhos on-line? Escolha um programa que venha com opções de bloqueio de sites, proteção de redes sociais e outros recursos de privacidade.

Seja qual for sua maior preocupação em relação à segurança na Internet, existe uma solução antivírus e antimalware que cumpre todos os requisitos. Escolha com cuidado!

Eu tenho um Mac. Preciso mesmo de um antivírus?

Há um boato preocupante correndo por aí que, de alguma forma, os produtos da Apple são imunes a vírus. Isto simplesmente não é verdade. Ultimamente, ataques a Macs e iPhones se intensificaram e pegaram muita gente desprevenida.

Os hackers não apenas estão sempre desenvolvendo novas formas de se infiltrar em Macs com conteúdo mal-intencionado, como também os Macs podem causar problemas de segurança mesmo se os vírus só afetarem sistemas operacionais Windows.

Isso acontece porque os Macs podem atuar como portadores de vírus que atacam o Windows. Se você abrir e-mails ou compartilhar pastas com colegas, clientes ou amigos, realmente precisa de um antivírus decente instalado, para que não repasse algo prejudicial a eles por acidente.

E, claro, se você baixa aplicativos ou faz compras/transações on-line regularmente, precisa ter muito cuidado com a segurança dos seus dados confidenciais – algo com o qual os melhores pacotes de segurança na Internet sem dúvida podem ajudar.

Posso usar mais de um por vez?

É uma péssima ideia usar mais de um antivírus ao mesmo tempo. Eles entrarão em conflito com frequência, ou o segundo antivírus impedirá a própria instalação quando detectar que já existe um programa antivírus no sistema.

Se você quiser trocar seu antivírus, certifique-se de desinstalar o pacote de segurança que já está usando antes de tentar baixar ou instalar o novo. Dito isto, se você estiver simplesmente atualizando para uma versão mais recente ou superior do mesmo produto, não haverá problemas.

Por que eu pagaria por um antivírus se posso conseguir um de graça?

Versões gratuitas de programas antivírus podem ser um paliativo útil, mas realmente não existe nenhuma controvérsia a respeito da qualidade de seu funcionamento.

No fim das contas, nada disso é realmente grátis – não se esqueça de que, em uma situação como esta, se você não é o cliente, provavelmente é o produto. Talvez você não consiga se livrar de anúncios. Talvez a empresa esteja usando ou vendendo seus dados pessoais. Provavelmente você será inundado de ofertas para comprar a versão completa ou só terá acesso parcial aos recursos mais úteis. Nosso conselho é que você não desperdice seu tempo – escolha um ótimo produto e invista nele desde o início.

O antivírus vai deixar meu computador lento?

Só se você escolher o programa errado para você. Os melhores programas antivírus são concebidos para causar o mínimo de interferência possível enquanto eles funcionam.

É claro que qualquer pacote de segurança terá que usar um pouco de memória – e isso possivelmente poderia afetar o funcionamento das coisas em seu dispositivo. Mas diferentes programas antivírus são adequados para diferentes sistemas operacionais e ferramentas, e fará toda a diferença escolher algo otimizado para o seu dispositivo e os seus objetivos.

Se não tiver certeza, utilize os diversos períodos de teste de 30 ou 60 dias gratuitos oferecidos por empresas de antivírus e veja por si mesmo como eles funcionam.

Divulgação Publicitária

Este é um site online grátis que se esforça para oferecer um conteúdo útil e recursos comparativos para os seus visitantes. Informamos que a operadora do nosso site aceita publicidade das empresas que são mostradas no site e, essa compensação afeta a ordem e também o local em que as empresas (e/ou seus produtos) são mostradas na página. E em alguns casos essa recompensa também pode afetar a classificação que é atribuída a cada empresa. A medida em que as classificações aparecem no site elas são determinadas pela nossa opinião subjetiva e baseada em uma análise que engloba a participação da amrca e reputação da mesma, taxas de conversão de cada marca, compensação paga a nós e também o interesse geral do consumidor. A listagem das empresas nesse site NÃO implica endosso. Exceto em casos conforme estabelecido em nossos Termos de Uso, todas as representações e garantias relacionadas às informações apresentadas nesta página são renunciadas. Todas as informações, incluindo preços, que aparecem nesse site estão sujeitos a alteração a qualquer momento, sem aviso prévio.

Os 5 melhores sites de software antivírus