Como remover um vírus de computador em 5 etapas

By

 De repente o seu PC está se comportando de forma estranha? Esta muito lento? Exibe uns pop-ups esquisitos? Alterou a sua barra de busca? É provável que o seu computador tenha sido infectado por um vírus ou malware.

Não entre em pânico! Não é (provavelmente) fatal. E com alguma sorte, você será capaz de se livrar dele sozinho, seguindo estas 5 etapas.

Conter o problema

Comece se desconectando da internet e ficando off-line até que a limpeza esteja concluída. Alguns vírus fazem coisas particularmente desagradáveis, ​​como vazar seus dados pessoais ou se alastrarem via e-mail, especialmente quando você tenta removê-los. Então você precisa cortar a rota de fuga!

Em seguida, você precisa reiniciar o PC em modo de segurança. Reinicie, e assim que algo surgir na tela, pressione F8 repetidamente. Quando você vir o menu "Opções Avançadas de Inicialização", selecione "Modo de Segurança com Rede".

Libere espaço em disco

Agora, vá em Iniciar> Todos os Programas> Acessórios> Ferramentas do Sistema e clique em "Limpeza de Disco". Isto irá apagar os arquivos temporários, o que limpa um pouco da desordem e significa que você será capaz de executar a sua varredura de vírus muito mais rápido. Se você tiver sorte, isso também pode remover algum malware.

Faça o download do software antivírus

Se você ainda não tem a proteção antivírus instalada, você está prestes a descobrir por que você precisa dela. Se você tiver algum tipo de software antivírus instalado, parece que ele deixa escapar alguma coisa através da rede.

É claro que, quanto mais conceituada for a sua solução de segurança da internet, menor a chance de que ela deixe escapar algum malware em suas varreduras regulares. Mas com novos vírus surgindo o tempo todo, nenhum antivírus pode ser 100% eficaz.

Infelizmente, você só pode executar um tipo de antivírus de cada vez, então isso significa que você vai precisar desinstalar o atual e baixar um novo em seu lugar. (Para uma lista de opções confiáveis, dê uma olhada no nosso Top 10 Antivírus aqui >>)

Execute uma varredura

Uma vez que você tenha terminado de instalar o programa, você vai precisar executar uma varredura completa. Exatamente como isso funciona, e quanto tempo leva, vai depender de qual solução antivírus você decidir usar. Então siga as instruções que o seu antivírus fornecer a você para esta etapa.

Verifique que tudo voltou ao normal

A esta altura, o programa antivírus deve ter identificado o problema e removido os culpados. Mas às vezes os efeitos podem permanecer no seu sistema.

Uma forma particularmente irritante dos vírus permanecerem ativos é entrando nas configurações do navegador do Windows, para que as pesquisas sejam redirecionadas para páginas que, em seguida, podem re-infectar seu PC. Abra Iniciar> Painel de Controle> Opções da Internet e verifique se sua homepage e barras de busca estão como seria de esperar (ou exclua qualquer coisa duvidosa). Para ficar ainda mais seguro, vá para a guia Conexões e, em LAN, clique em "Detectar automaticamente as configurações".

E aí está. Na maioria dos casos, a menos que você tenha sido infectado com algo realmente fatal, isso deve limpar seu sistema adequadamente. Com alguma sorte, você não vai ter sofrido qualquer vazamento de informação sensível ou outros desastres no processo.

Mas, faça o que fizer, não seja complacente. Para impedir que isso aconteça novamente, é essencial garantir que o seu PC esteja protegido com um programa antivírus confiável e potente ou um pacote de segurança da internet - que execute varreduras em tempo real para capturar vírus e malwares de computador antes que eles tenham tempo para causar danos a você.

Divulgação Publicitária

Este é um site online grátis que se esforça para oferecer um conteúdo útil e recursos comparativos para os seus visitantes. Informamos que a operadora do nosso site aceita publicidade das empresas que são mostradas no site e, essa compensação afeta a ordem e também o local em que as empresas (e/ou seus produtos) são mostradas na página. E em alguns casos essa recompensa também pode afetar a classificação que é atribuída a cada empresa. A medida em que as classificações aparecem no site elas são determinadas pela nossa opinião subjetiva e baseada em uma análise que engloba a participação da amrca e reputação da mesma, taxas de conversão de cada marca, compensação paga a nós e também o interesse geral do consumidor. A listagem das empresas nesse site NÃO implica endosso. Exceto em casos conforme estabelecido em nossos Termos de Uso, todas as representações e garantias relacionadas às informações apresentadas nesta página são renunciadas. Todas as informações, incluindo preços, que aparecem nesse site estão sujeitos a alteração a qualquer momento, sem aviso prévio.

Os 5 melhores sites de software antivírus